19/07/10

"Small is beautiful" (2)


Escola do 1º ciclo de S. Miguel d'Acha

A minha escola, a escola onde estudei, tem ainda 14 alunos. É uma das escolas que querem fechar. Não só com base na "teoria" "dos menos de 21 alunos" mas também porque o sr. presidente da Câmara não quer que continue aberta.
Mas os pais querem continuar perto dos seus filhos. Os pais querem que a escola não feche. A sua vontade conta para alguma coisa ?
Se os pais estivessem interessados em que os filhos fossem para Idanha-a-Nova, embora sabendo do disparate que estão a cometer, estaria calado. Mas não. Os pais destes alunos não querem ficar longe dos seus filhos.
Por isso assinei uma petição, com todo o empenho, para que a escola se mantenha em funcionamento.
Penso no que sentiriam os meus pais, se tivessem que ficar longe de mim durante todo o dia quando tinha 6 anos. Estou a pensar no que eu sentiria se ficasse longe deles todos os dias de escola e só os visse praticamente no fim-de-semana. 
Aprendi, aprendemos, numa escola rural, numa escola de aldeia. Muitos de nós são licenciados: advogados, juízes, médicos, psicólogos, técnicos, etc... Alguns não estudaram mais e a gente sabe porquê. Porque a escola não era para todos e não por falta de salas lindas e coloridas...
Dêem uma oportunidade às escolas pequenas. Dêem uma oportunidade aos pais e crianças que acham que é melhor manter abertas as escolas pequenas.
Já sabíamos que esta medida "dos menos de 21" não tinha fundamento científico, pedagógico e muito menos emocional ou afectivo.
Veja-se, por exemplo, Ramiro Marques no ProfBlog:
No Reino Unido e nos EUA opta-se cada vez mais pelo fecho das mega-escolas e distribuição de alunos e docentes por escolas de pequena dimensão. E isso é assim porque a investigação relaciona positivamente as escolas pequenas com:
Aproveitamento escolar
Clima da escola
Disciplina
Motivação dos alunos
Motivação dos professores
Segurança
O mayor de Nova Iorque não tem feito outra coisa nos últimos anos senão apostar nas charter schools e nas escolas de pequena dimensão. Há cada vez mais escolas pequenas que vieram substituir as mega-escolas.
Administradores escolares, professores e pais sabem que os alunos estão mais seguros nas escolas pequenas e que o clima que elas proporcionam é mais adequado ao ensino de qualidade.
Em Portugal, aposta-se no contrário.
O mesmo se passa com os mega-agrupamentos. Ao contrário de Portugal aí estão notícias que mostram que os mega-agrupamentos não são solução.

Sem comentários:

Enviar um comentário