19/09/10

Fechar escolas: a falácia da socialização

Contra as certezas da justificação do fecho de escolas de pequena dimensão com o argumento da socialização, aqui estão muitas interrogações de Rui Trindade: "Fechar as escolas rurais: A socialização como argumento" (a página da educação).
Não provam a existência de problemas de socialização, inclusivé, nos casos de ensino doméstico nos Estados Unidos, como já aqui referimos.
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"A socialização de uma criança é um processo mais vasto e complexo, depende, sobretudo, da qualidade das interacções com o meio físico, social e simbólico que a rodeia, depende da vivência que estabelece com outras crianças, mas também com os adultos e dos espaços de referência onde esses encontros acontecem. Um encontro que lhes permita construir-se como pessoa, um encontro que não se programa, já que depende das vicissitudes da vida e das necessidades da mesma."
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 "Só a aceitação tácita de que a solução de retirar as crianças das suas aldeias é sempre a melhor solução é que poderá explicar o silêncio ensurdecedor que se faz sentir sobre esta problemática. É tempo de questionarmos tal atitude e de promover o debate, conferindo visibilidade às dimensões mais relevantes dos projectos que se encontram em desenvolvimento, sejam aqueles que ocorrem em Melgaço ou Alfândega da Fé sejam os outros, de carácter diferente, que acontecem, por exemplo, na escola da Ouguela, lá no Alto Alentejo."

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