31/07/12

Multitarefa e condução

Tirada daqui

Os perigos do uso do telemóvel são de relevar. Mas os perigos do uso do telemóvel durante a condução são ainda mais complicados.
Nos USA, o Conselho de segurança nacional estima que 28% de todos os acidentes da estrada e mortes são causados por condutores que não têm atenção à estrada porque usam telemóveis.
Um estudo (psicólogos da Universidade de Utah, Jason Watson e David Strayer) de 200 voluntários constatou que apenas uma em cada 40 pessoas, aparentemente, pode conduzir um veículo muito bem durante a conversa ao telemóvel.

Não se sabe porque há tão poucas pessoas multitarefa na condução.
Os automóveis cada dia são mais sofisticados tecnologicamente e as tarefas que nos rodeiam enquanto conduzimos requerem comportamentos para os quais filogeneticamente não estávamos preparados.

Seja como for, se conduzir, não use o telemóvel. Porque os testes feitos mostram que apenas 2.5 % dos sujeitos pode falar ao telemóvel e conduzir com segurança.
Enquanto não soubermos o que acontece com a maioria das pessoas e dos seus cérebros,  é melhor não assumirmos que somos nós os privilegiados da evolução, e dificilmente seremos nós uma dessas pessoas multitarefa que conseguimos facilmente falar ao telemóvel e conduzir.

Prometa, pelo menos a si próprio, que é capaz de não falar ao telemóvel enquanto conduz.

Sem comentários:

Enviar um comentário